Artigos

Carlos Alberto Bencke e Rodrigo Ribeiro Sirangelo

Publicado em 06/06/16

Governança corporativa nas empresas rurais familiares.

Governança corporativa representa o conjunto de práticas que determinam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada, o que também deve ocorrer nas empresas rurais familiares, especialmente com o propósito de manter um bom relacionamento entre os sócios, a comunidade, o governo e, ainda, garantir a perpetuidade do negócio.

Problemas familiares não podem atingir a empresa, o negócio, o que torna necessária ainda maior transparência e comunicação entre os sócios, seja no que respeita aos objetivos da empresa, seja no que tange à função de cada um dos familiares na atividade empresarial.

Aquele sócio, membro da família, que decidiu se dedicar à atividade rural familiar, deve ser reconhecido e remunerado pelo seu trabalho. Aos demais, que não se dedicam diretamente ao negócio, recomendável que recebam apenas a divisão dos lucros.

Em caso de falecimento de um dos sócios, não mais se pode tratar a sucessão no meio rural como mera divisão de patrimônio, o que pulveriza a propriedade e leva ao desmanche do negócio. Necessário pensar na preservação da empresa, dos empregos, enfim, da atividade num todo, com práticas mínimas de governança e de planejamento sucessório.
Mesmo em pequenas e médias propriedades rurais, a governança corporativa busca organizar e regrar os conflitos empresariais, assegurar, valorizar e incentivar a participação dos sócios nos rumos do negócio, objetivando a transparência e a responsabilidade nas práticas administrativas.

Não há mais espaço para a figura do “patriarca-chefe”, cabendo aos herdeiros incorporar noções básicas da distinção entre família, gestão e sociedade.

Enfim, tratar de forma profissionalizada os problemas de uma sociedade familar, se não é garantia, é ao menos um bom caminho para o sucesso e para a prosperidade nos negócios. E, a reboque, contribui diretamente para a preservação de relações familiares saudáveis e desvinculadas dos problemas da empresa.

Se a sua empresa não está nesse caminho, pense em buscar, o quanto antes, o auxílio de profissionais capacitados a organizar e a colocar em prática a governança da sua sociedade rural familiar, bem como para realizar respectivo o planejamento sucessório.

Boletim informativo

Cadastre-se e receba por e-mail avisos, artigos e notícias do escritório Bencke & Sirangelo.
Feed de notícias
RSS
Bencke & Sirangelo Advocacia e Consultoria (OABRS 2.380)
contato@benckesirangelo.com.br - facebook.com/benckesirangelo
PORTO ALEGRE
Rua Itororó, 175, conj. 306
Menino Deus - CEP 90110-290
Fone/Fax: (51) 3072.3303    

> Mapa de localização
SANTO ÂNGELO
Rua 3 de Outubro, nº 256, cj. 603,
Ed. Executivo - CEP 98801-610 
Fone: (55) 99932-3303

> Mapa de localização
© Copyright 2017 Bencke & Sirangelo Advocacia e Consultoria    |    Desenvolvido por Desize